Combustível sintético Mazda: estreia tecnológica no Japan Mobility Show 2025

Marca aposta em e-fuels, biocombustíveis de algas e captura de CO₂ para reduzir emissões sem abdicar do prazer de condução

A Mazda combustível sintético volta a estar em destaque com a apresentação, em Tóquio, de um conceito e de um conjunto de tecnologias de baixo carbono focadas em combustíveis sintéticos/renováveis, biocombustíveis derivados de algas e um sistema proprietário de captura de CO₂. A revelação acontece no Japan Mobility Show 2025 (30 de outubro a 9 de novembro), onde a marca assume o mote “The Joy of Driving Fuels a Sustainable Tomorrow”.

A estratégia da Mazda combina eletrificação com alternativas aos combustíveis fósseis para descarbonizar os motores de combustão existentes. Além da exibição em salão, a marca tem vindo a validar combustíveis sustentáveis em estrada: doze CX-30 percorreram mais de 2.000 km, do Báltico ao Ártico, sem modificações mecânicas, utilizando biofuel de segunda geração. Estes testes demonstram potencial para reduzir emissões no parque circulante enquanto se acelera a transição energética.

Ao mesmo tempo, a Mazda integra um consórcio com Toyota e Subaru que desenvolve novas gerações de motores mais compactos e compatíveis com e-fuels, biofuels e hidrogénio, pensados para trabalhar com sistemas híbridos. É uma abordagem “multi-caminho” para a neutralidade carbónica, que pretende manter o prazer de condução enquanto diminui a pegada.

No stand de Tóquio, a Mazda promete ainda um protótipo de estreia mundial e confirma que o seu sistema de captura de CO₂reduz as emissões quanto mais se conduz”, acompanhado por combustível neutro em carbono produzido a partir de algas — soluções apresentadas como peças de um modelo circular para a mobilidade.

Veja também:

Toyota acelera baterias de estado sólido: EV estreia em 2027/28
Portugal Football Summit arranca com Ceferin e Roberto Martínez

Fonte oficial:
Mazda Newsroom